Astrologia

Glossário Astrológico

Tânia | 03/10/2019 - Última modificação: 17/09/2020

Afinidades astrais

Existem afinidades e repulsas entre os signos do zodíaco. Os signos de mesmo elemento normalmente se entender sem dificuldade. Ou seja, os signos de Fogo: Áries, Leão e Sagitário; os signos de Terra: Touro, Virgem e Capricórnio; os signos de Ar: Gêmeos, Libra e Aquário e os signos de Água: Câncer, Escorpião e Peixes. Também há afinidades entre Fogo e Ar: Áries, Leão e Sagitário se entendem com Gêmeos, Libra e Aquário. Existe a mesma atração entre Terra e Água: Touro, Virgem e Capricórnio com Câncer, Escorpião e Peixes. O entendimento entre os signos em quadratura é mais difícil: Áries com Câncer e Capricórnio, Touro com Leão e Aquário, Gêmeos com Virgem e Peixes, Câncer com Áries e Libra, Leão com Escorpião e Touro, Virgem com Gêmeos e Sagitário.

Ar

Na astrologia, os signos de ar compartilham o mesmo elemento, em signos distantes em 120°. Os três signos de ar são Gêmeos, Libra e Aquário. Eles têm afinidades nascidas de seu elemento comum e formam trígonos entre eles. Na ordem simbólica de aparição, ar é o terceiro elemento, depois do fogo e da terra e antes da água.
Os signos de ar se caracterizam pelo intelecto e por seu senso de comunicação.

Aglomeração

Na astrologia, falamos de aglomeração ou stellium quando vários planetas estão no mesmo lugar, no mesmo signo ou na mesma casa. A aglomeração planetária é, portanto, um aspecto particular que simboliza um agrupamento de várias conjunções.

Água

Na astrologia, os signos de água compartilham o mesmo elemento, em signos distantes por 120°. Os três signos de água são Câncer, Escorpião e Peixes. Eles têm afinidades nascidas de seu elemento comum e formam trígonos entre eles. Na ordem simbólica de aparição, a água é o quarto elemento, depois do fogo, da terra e do ar.
Os signos de água se caracterizam por sua intuição e sua afetividade.

Ângulos (do mapa)

Em um mapa astral, os ângulos são as 4 casas que se situam nos quatro pontos cardinais: o Ascendente fica a leste, o descendente a oeste, o fundo do céu ao norte e o meio do céu ao sul.

Aquário

Aquário (20 de janeiro - 18 de fevereiro) tem necessidade de espaço e de liberdade para se dedicar a tarefas que lhe dão a oportunidade de fazer aquilo que ele deseja, no seu ritmo. Ele tem um poder de adaptação que lhe permite se sentir confortável em todos os ambientes. Profundamente não convencional, seu estilo de vida é incomum e ele não suporta restrições. Ele tem uma mente aberta, é de uma originalidade fértil, está sempre na vanguarda, luta por suas ideias e traça seu caminho longe dos caminhos ordinários.

Áries

Entusiasmado e independente, Áries (21 de março - 20 de abril) é dotado de reservas energéticas impressionantes que lhe permitem realizar tarefas árduas com coragem. Ele está sempre em movimento, ele detesta freios e restrições, ele é impulsivo e impaciente. Áries tem necessidade de reconhecimento e encorajamento.

Astrologia

A astrologia é uma disciplina que estuda os movimentos dos planetas no sistema solar e seus efeitos sobre uma personalidade, estabelecida no nascimento ou sobre acontecimentos que podem ocorrer no futuro.
Para analisar esses dados, o astrólogo deve interpretar os fenômenos observados com base em um simbolismo complexo.
O sol simboliza o caráter e a personalidade, é o signo zodiacal de uma pessoa. A lua, Mercúrio, Vênus e Marte são planetas rápidos, chamados de planetas "pessoais" que informam sobre as emoções e reações (lua),a mente (Mercúrio),os sentimentos (Vênus) e a energia física (Marte). Júpiter, Saturno, Urano e Plutão são planetas lentos que geralmente dizem respeito a uma geração inteira.

Câncer

Câncer (22 de junho - 22 de julho) é feito para a vida familiar, para a doçura do lar, é com sua tribo que ele encontra sua salvação e sua felicidade. Muito carinhoso e fiel, sua afeição é profunda e duradoura. Encontramos nele um excelente companheiro, doce, dedicado, atencioso. Esse signo também é uma excelente mãe, constantemente dedicada aos filhos.

Capricórnio

Capricórnio (22 de dezembro - 19 de janeiro) é enérgico e determinado. Ele é um ser de ação, mesmo que sua frieza e sua aparente calma não deixem isso nada aparente. Ele é sólido, dotado de sentimentos profundos e convicções profundamente enraizadas. Podemos contar com ele em todas as circunstâncias. Sob sua aparência reservada, ele esconde tesouros de lealdade e bondade, ele é apreciado por sua família.

Cardinal

Os signos cardinais representam o começo de cada estação. No hemisfério norte, Áries anuncia a primavera, Câncer anuncia o verão, Libra anuncia o outono e Capricórnio anuncia o inverno.

Casas

O círculo zodiacal é divido em 12 casas que dependem do local e do momento de nascimento. Essas casas simbolizam cada uma um setor da vida.

A Casa 1 ou Ascendente: As motivações e o comportamento
A Casa 2: O dinheiro
A Casa 3: As relações com o ambiente
A Casa 4 ou Fundo do Céu: O lar
A Casa 5: A vida amorosa, os filhos
A Casa 6: A vida cotidiana
A Casa 7 ou Descendente: Os contratos, o casamento
A Casa 8: As paixões, as crises
A Casa 9: As viagens, os ideais
A Casa 10 ou Meio do Céu: O status social, a profissão
A Casa 11: Os amigos
A Casa 12: As dificuldades ocultas, os segredos

Conjunção

Quando dois planetas se encontram no mesmo lugar, a 10° de distância, dizemos que eles estão em conjunção. Este aspecto reforça a influência de cada planeta envolvido através da energia fornecida pelo outro.

Cúspide

Cúspide é a ponta de uma casa. O signo no qual se encontra esta cúspide determina em qual casa se encontra um planeta, mesmo que a casa cubra, principalmente, o próximo signo.

Decanato

Os decanatos são subdivisões de cada signo em três sequências. Um signo astrológico cobre 30° do zodíaco e é dividido em três decanatos de 10°. Usamos os decanatos para aperfeiçoar a interpretação de um signo.

Dominante

Diversos fatores determinam que um planeta é dominante:
Quando ele se encontra próximo de um dos quatro ângulos de um mapa astral (Ascendente, descendente, fundo do céu ou meio do céu). Quando ele mantém muitos aspectos com os outros planetas e ângulos. Quando o planeta se encontra em seu signo de referência: seu "domicílio".

Elementos

A astrologia tradicional conta com 4 elementos que se apresentam, a partir do equinócio de primavera, nesta ordem: Fogo, Terra, Ar e Água.

Escorpião

Escorpião (23 de outubro - 21 de novembro) é dotado de um grande poder de sedução, ele se distingue por seu comportamento anticonformista, suas gentilezas e suas malícias, dependendo do caso, fascinam ou incomodam seu entorno. É um punho de ferro em uma luva de veludo, ele tem caráter e senso de responsabilidade. É um signo independente que quer viver à sua maneira, sem dar satisfação. Obstinado e feroz, ele prospera em áreas onde pode dar rédea livre as suas iniciativas. Sua vontade é igualada apenas por sua ambição.

Exílio

Um planeta é dito em exílio quando se situa no signo oposto ao qual ele governa. Por exemplo, o sol está em seu signo de referência quando se encontra em Leão, mas está em exílio quando se encontra em Aquário.

Fogo

Na astrologia, os signos de fogo compartilham o mesmo elemento, em signos distantes por 120°. Os três signos de fogo são Áries, Leão e Sagitário. Eles têm afinidades nascidas de seu elemento comum e formam trígonos entre eles. Na ordem simbólica de aparição, o fogo é o primeiro elemento, antes da terra, do ar e da água.
Os signos de fogo se caracterizam por seu dinamismo e sua vontade.

Figuras

As figuras são formas geométricas formadas por vários aspectos conectados entre si. Por exemplo, duas quadraturas suplementadas por uma oposição formam um quadrado. Três trígonos que se tocam formam um grande trígono.

Fixo

Os signos fixos representam o meio de cada estação. No hemisfério norte: Touro para a primavera, Leão para o verão, Escorpião para o outono e Aquário para o inverno.

Gêmeos

Gêmeos (21 de maio - 21 de junho) precisa de movimento e animação. Ele odeia tarefas tediosas, precisa se sentir livre em suas ações em sua vida cotidiana, enquanto está habilmente ocupado porque gosta de se enriquecer intelectualmente, descobrir, aprender e entender. Ele é atraído por encontros, descobertas e todas as formas de troca, comunicação e comércio.

GMT ou TMG

Greenwich Mean Time: a hora de Greenwich ou hora universal é a hora de referência. Na França, desde a Segunda Guerra Mundial, a hora foi adiantada em uma hora e, desde 1976, em duas horas no verão. É necessário converter a hora de um acontecimento (um nascimento, por exemplo) para o tempo universal para poder montar um mapa astral.

Hemisfério

Na geografia, a terra é dividida horizontalmente pelo equador, entre os dois polos. O hemisfério norte é a metade norte da terra, compreendendo a Europa, a América do Norte e grande parte da Ásia. O hemisfério sul fica ao sul do equador e inclui grande parte da África e da América do Sul.

Júpiter

Júpiter é o sexto planeta partindo do sol. É o primeiro dos planetas chamados “lentos”, sua revolução ao redor do sol é de 12 anos.

Júpiter simboliza a sorte, a expansão, a evolução, mas também os excessos.

Latitude

Latitude é a posição de um ponto da superfície da Terra em relação ao Equador, ao norte ou ao sul.

Leão

Leão (23 de julho - 22 de agosto) é um signo prestativo, orgulhoso e organizado. Seu domínio é baseado em seu desejo de controlar tudo o que acontece ao seu redor. Ele não suporta a mediocridade e é assombrado pelo medo de desagradar. Ele é firme, leal e franco. Ele é um amigo que pode se dedicar de corpo e alma, mas cuidado com aqueles que poderiam decepcioná-lo! É um signo obstinado que admite com dificuldade seus erros e se mostra voluntariamente autoritário.

Libra

Libra (23 de setembro - 22 de outubro) precisa viver em um ambiente harmonioso e se cercar de coisas bonitas. Este signo também é atento à sua aparência, mas o essencial para ele é viver na calma, em paz consigo mesmo e em bom relacionamento com os outros. Ele é estimulado por tendências idealistas ou filantrópicas. A beleza em todas as suas formas o atrai, enquanto a violência e a desordem o revoltam.

Longitude

Longitude é uma coordenada geográfica que indica o posicionamento leste-oeste de um ponto da Terra. A longitude de referência é o meridiano de Greenwich.

Luminares

Por convenção, chamamos de luminares o sol e a lua.

Lunação

A lunação é um ciclo lunar constituído das fases da lua. As fases da lua correspondem às porções iluminadas pelo sol, visíveis da Terra. A lua orbita ao redor da Terra, essas porções não param de mudar em função de sua posição.

Lua Nova (0° a 45°)
Lua Crescente (45° a 90°)
Quarto Crescente (90° a 135°)
Crescente Gibosa (135° a 180°)
Lua Cheia (180° a 215°)
Minguante Gibosa (215° a 270°)
Quarto Minguante (270° a 315°)
Lua Minguante (315° a 360°)

Lua

A Lua é o único satélite da Terra, é o planeta mais próximo de nós e aquele que parece ter mais influência em nosso cotidiano. A lua simboliza as emoções, as reações e o inconsciente.

Lua negra

A lua negra é um ponto astronômico, não é um corpo sólido, mas o segundo foco da elipse da órbita lunar. Sua revolução no zodíaco dura cerca de 9 anos. A lua negra indica que comportamento é problemático e que tipo de energia está sendo privada. Simboliza a maneira dolorosa de se conhecer e de se aceitar.

Mestre / Mestria

Cada planeta do sistema solar é ligado a uma constelação que se torna sua mestra simbólica. Quando este planeta atravessa seu signo de referência, dizemos que ele está em domicílio: ele pode expressar todo seu potencial ali. Quando ele está em seu signo oposto, ele está em exílio e sua potência diminui. Quando ele se encontra em um signo amigo, está em exaltação. Quando ele se encontra em um signo incompatível, está em queda.

Marte

Marte é o quinto planeta partindo do sol. É o último dos planetas chamados "rápidos" ou pessoais, sua revolução em torno do sol leva cerca de 2 anos. Marte simboliza a energia, a vontade e a combatividade.

Mercúrio

Mercúrio é o planeta mais próximo do sol. Ele se encontra no mesmo signo que o sol, no signo precedente ou no signo seguinte. Mercúrio simboliza o intelecto, a expressão e as trocas.

Meio do Céu

O meio do céu é a Casa 10. É o ponto que encontra no zênite ao sul de um lugar em um determinado momento. O meio do céu simboliza a vida social e profissional.

Modos vibratórios

Na astrologia, há três modos vibratórios. Os signos "cardinais" do começo de cada estação, os signos "fixos" do meio de cada estação e os signos "mutáveis" do fim das estações. Os modos vibratórios destilam energias diferentes dependendo de a pessoa ter nascido no começo, no meio ou no fim de uma estação.

Mutável

Os signos mutáveis representam o fim de cada estação. No hemisfério norte: Gêmeos é o último signo da primavera, Virgem é o último signo do verão, Sagitário é o último signo do outono e Peixes é o último signo do inverno.

Netuno

Netuno é o nono planeta partindo do sol. É o quarto planeta lento, sua revolução em torno do sol leva cerca de 165 anos e diz respeito à coletividade. Netuno simboliza a intuição e os sonhos.

Nodos lunares

A posição dos Nodos lunares é indicada nas efemérides. Eles se encontram sempre em signos opostos. O nodo sul simboliza nosso passado, nossa vida anterior. O nodo norte simboliza o caminho a percorrer para evoluir na vida atual.

Oposição

Quando dois planetas se encontram a mais ou menos 180° um do outro, dizemos que eles estão em oposição. Este aspecto provoca uma alternância entre as energias dos dois planetas implicados.

Orbe

Um aspecto astrológico é determinado pela diferença entre dois planetas, mas toleramos um desvio, essa tolerância é chamada de orbe. O orbe é, então, o número de graus para mais ou para menos que toleramos em relação ao aspecto exato. É comum admitir um orbe de 10° para conjunções e oposições, de 8° para quadraturas e trígonos e de 2° para sextis.

Parte da fortuna

A parte da fortuna vem da astrologia árabe. É um ponto fictício que é calculado com o Ascendente, o sol e a lua. A parte da fortuna simboliza em qual área e de que maneira todos podem alcançar a plenitude.

Plutão

Plutão é o último planeta lento, o mais afastado do sol, sua revolução em torno do sol leva cerca de 248 anos e influencia toda uma época, muitas gerações. Plutão simboliza aquilo que está oculto e que é instintivo. Ele influencia as destruições e as renovações, a morte e o renascimento.

Ponto vernal

O ponto vernal é um dos dois pontos da esfera celeste onde o equador e a eclíptica se cruzam. Esse ponto é definido pela posição do sol na esfera celeste no momento do equinócio da primavera no hemisfério norte.

Peixes

Peixes (19 de fevereiro – 20 de março) é sensível, enigmático, intuitivo e carinhoso, ele entende as coisas instintivamente. É um personagem pacífico e alegre que compartilha de bom grado sua alegria de viver. Sua excepcional capacidade de adaptação permite que ele se sinta confortável em qualquer ambiente sociocultural. Ele é capaz de prestar grandes serviços porque intuitivamente percebe e entende coisas que escapam aos outros. Ele também é um idealista romântico incorrigível.

Precessão dos equinócios

A precessão dos equinócios é a lenta mudança de direção do eixo de rotação da Terra.

Quadratura

Quando dois planetas se encontram a mais ou menos 90° um do outro, dizemos que eles estão em quadratura. Este aspecto se produz em signos pouco compatíveis e bloqueiam ou desviam a energia dos dois planetas em questão.

Retrogradação

Na astrologia, um planeta é dito retrógrado quando, visto da Terra, ele parece se mover para trás. É uma ilusão de ótica que provem da diferença entre a velocidade de movimento de um planeta e a da Terra. Como resultado, o planeta retrógrado é visível por mais tempo no mesmo lugar. Todos os planetas entram em retrogradação, exceto o sol e a lua. Durante uma retrogradação, as energias do planeta em questão são mais lentas, bloqueadas ou invertidas, com várias consequências no comportamento e nas trocas.

Sagitário

Sagitário (22 de novembro - 21 de dezembro) se caracteriza por sua franqueza e sua natureza pacífica, espontânea e ambiciosa. Ele seduz facilmente com seu entusiasmo e bom humor. Ele gosta de descobrir, não tolera se ver limitado em um quadro muito restritivo. Ele é apaixonado por qualquer coisa que possa expandir seu campo de visão ou conhecimento. Ele sabe o que quer e os obstáculos não o desencorajam. O senso cívico, o respeito às leis e à moralidade são valores elevados aos seus olhos.

Saturno

Saturno é o sétimo planeta partindo do sol. É o segundo planeta lento, sua revolução em torno do sol é de 29 anos e meio. Saturno simboliza a autoridade, o rigor, o controle e a estabilidade.

Sextil

Quando dois planetas se encontram a mais ou menos 60° um do outro, dizemos que eles estão em sextil. Este aspecto se produz entre signos e elementos compatíveis e intensifica a energia dos dois planetas em questão.

Signo astrológico

A simbologia dos signos remonta ao início dos tempos e seu desenho está relacionado à forma que a constelação assume em um céu claro.

Sol

O Sol revela a personalidade de base, ele influencia aquilo que nos anima e como entramos em contato com o mundo.

Solstício

O solstício se produz quando a posição aparente do sol visto da Terra atinge seu extremo meridional ou setentrional. Ele se opõe ao equinócio que ocorre quando a posição aparente do sol está localizada no equador celeste. Os solstícios correspondem a uma duração de dia mínima (21 de dezembro no hemisfério norte) e máxima (21 de junho no hemisfério norte). Essas datas variam ligeiramente de acordo com o ano, dependendo dos movimentos do eixo de rotação da Terra.

Sinastria

Uma sinastria é uma comparação de mapas astrológicos. O estudo da sinastria é aquele das relações que existem entre duas ou mais pessoas.

Touro

Touro (21 de abril – 20 de maio) cultiva o bom senso e o espírito prático. Sua principal preocupação é viver em segurança e em paz, ele constrói sobre bases sólidas e aspira a viver de uma maneira agradável e confortável. Seu ambiente pode ser modesto ou luxuoso, desde que seja harmonioso e que ele possa viver no seu próprio ritmo.

Terra

Na astrologia, os signos de terra compartilham o mesmo elemento, em signos distantes em 120°. Os três signos de terra são Touro, Virgem e Capricórnio. Eles têm afinidades entre eles nascidas de seu elemento comum e formam trígonos entre eles. Na ordem simbólica de aparição, a terra é o segundo elemento, depois do fogo e antes do ar e da água. Os signos de terra se caracterizam por seu realismo e sua calma.

Trânsitos

O céu está em perpétuo movimento, os (trânsitos) e as influências planetárias sobre nosso destino não param de mudar. A astrologia analisa esses movimentos e interpreta as influências sobre uma pessoa ou uma determinada situação.

Trígono

Quando dois planetas se encontram a mais ou menos 120° um do outro, dizemos que eles estão em trígono. Este aspecto se produz entre signos de mesmo elemento e reforça a energia dos dois planetas em questão.

Urano

Urano é o oitavo planeta partindo do sol. É o terceiro planeta lento, sua revolução em torno do sol é de 84 anos. Urano simboliza as mudanças, a independência e a liberdade.

Vênus

Vênus, como Mercúrio, se situa entre o sol e a Terra. Visto da Terra, Vênus se encontra sempre no mesmo signo que o sol ou em um dos dois signos adjacentes.
Vênus simboliza o amor e as conquistas materiais.

Virgem

Virgem (23 de agosto - 22 de setembro) se distingue por suas qualidades de ordem e por seu senso de precisão. Modesto e tímido, esse signo prefere agir discretamente, ele é governado pela lógica, seus dons analíticos o tornam um colaborador insubstituível porque sabe criticar, dissecar e pesar os mínimos detalhes. Ele é naturalmente bom nos estudos. Ele precisa de referências e gosta de se referir a leis e regras para se tranquilizar. Ele também precisa se tornar útil, ajudar os outros.

Zênite

O zênite é o ponto celeste que se encontra na vertical de um determinado local. Por exemplo, o sol se encontra Por exemplo, o sol se encontra no zênite ao meio-dia, hora solar (13h no inverno, 14h no verão na França).

Zodíaco

O zodíaco é o círculo da esfera celeste. O zodíaco astrológico comporta doze signos de 30 graus, que o sol parece atravessar em um ano. Os doze signos do zodíaco vêm das constelações associadas.

Parabéns

Seu cadastro foi efetuado, obrigado pela confiança. Em breve, você receberá seu horóscopo diário direto na sua caixa de entrada.

Fechar

Erro...

Este endereço de e-mail já está em nosso sistema para este signo do zodíaco. Não é necessário se registrar novamente.

Fechar