Astrologia

O planeta Plutão

Escrito por Andreia

O que é preciso saber sobre Plutão

Plutão, o deus das metamorfoses: Plutão rege o signo de Escorpião, do qual ele é o mestre! Planeta das profundezas da alma humana, ele nos convida a explorar para melhor compreender e tentar canalizar os nossos instintos mais básicos, os nossos medos ancestrais e dúvidas abissais. Plutão é, antes de tudo, o Deus do submundo da mitologia romana, que incomoda porque nos força a confrontar nossa escuridão, mas, justamente por se mostrar insensível a nossas preces e súplicas, ele nos inflige um questionamento que é realmente essencial a nossa evolução.

Plutão em nosso mapa

Quando este planeta toca um setor de nosso mapa astral, podemos esperar que nossas convicções sejam abaladas e ter que olhar a realidade de frente! Sob a tutela de Plutão, o ser humano se vê obrigado a perder os pontos de referência, que, na verdade, o ligam a um modo de funcionamento letal. Então, é hora de abandonar o passado, de morrer para si mesmo para tentar se aventurar em terreno desconhecido, mas muito regenerador. A fênix que morre e renasce de suas cinzas ilustra bem o processo plutoniano que não poupa nada nem ninguém sem seu caminho, mas que, no final, permite que acessemos uma nova versão de nós mesmos que esteja mais em conformidade com nossa essência e, especialmente, mais em sintonia com aquilo que escolhemos para ancorar nesta existência.

O planeta escuro varre nossas certezas... e nossas mentiras, mas também permite que descubramos nossos potenciais ainda inexplorados e que extraiamos as partes mais importantes deles! Plutão é temível, certamente, mas é também promessa de uma grande e poderosa criatividade! Sob o reinado de Plutão, podemos temer expor nossos impulsos vergonhosos e nossa face socialmente incorreta, mas, graças a seu poder de transformação, também temos a capacidade de acessar o discernimento dos sábios... e de quem, além da ilusão, finalmente teve acesso à Verdade! O lugar que ele ocupa no mapa astral da pessoa determina o domínio mais propício para sua ação, onde deverá acontecer a metamorfose e o polo que orientará a direção de seu destino. Plutão leva, em média, 250 anos para percorrer a roda zodiacal e é a sua passagem por cada signo que determinará as grandes mudanças sociais e individuais!

Plutão hoje

Atualmente, Plutão transita no signo de Capricórnio. Este signo austero e rígido sofrerá a ira plutoniana até 2024 e esperamos que o auge deste encontro modifique consideravelmente a situação do mundo em relação à política e à ecologia e que nossa visão supere as sociedades nas quais tentamos evoluir. Uma destruição de esquemas antigos de impõe e nossas crises atuais começam a revelar a urgência de conceber formas mais conscientes do humano e de grandes valores fundamentais como o respeito pelo mundo que nos cerca e por cada ser nesta terra, a tolerância e a coerência de nossos sistemas que devem, a partir de agora, levar em conta a aspiração dos povos a crescer... É sabido que o caminho apresentará obstáculos, pois Capricórnio demonstra uma tendência a se posicionar como defensor da moral e, às vezes, das tradições. Há a possibilidade de um confronto entre a exigência plutoniana de avançar a qualquer custo e o temor visceralmente saturniano de defender ideias muito vanguardistas.

Plutão amanhã

Esperemos que entre a impossibilidade de manutenção de um status quo e a necessária e inevitável reformulação de nossos valores, Plutão e Saturno acabem entrando em acordo sobre o essencial, sobre a adaptação desejável do homem com seu meio ambiente. Plutão anuncia a morte de nossas ambições a toda potência e nos convida a rever imediatamente nossas perspectivas e redistribuir o jogo da forma mais justa possível. Antes que seja tarde demais! Então, cabe a nós interpretar cada um o seu papel depois que esteja estabelecido que, para continuarmos a viver juntos, é preciso aprender a agir individualmente com consciência desde agora.

Se você for de Capricórnio

Plutão o convida atualmente a abalar um status quo que, ao longo dos anos, se tornou esclerosante e a rever completamente seus compromissos com você mesmo e com o seu papel neste mundo. Seu Sol deve, mais cedo ou mais tarde, confrontar a sombra plutoniana para determinar novas prioridades, separar o essencial do supérfluo... Morrer para si mesmo para renascer em plena posse de suas faculdades. Isso é o que Plutão sugere e, se você quiser tirar o melhor disso, aceite cumprir todos os desafios, abordar honestamente todos os questionamentos que aparecerem ao longo dos anos...



Assim, você evitará uma passagem forçada do planeta, que não se compromete com o trabalho a ser feito, mas que se mostrará grato se você o obedecer com coragem. Você não evitará os abalos, nem a necessidade de mudança de seu ser e de seu modo de vida, mas, no final e bem antes dos outros, você terá a possibilidade de descobrir e explorar tesouros escondidos e talentos antes enterrados em você mesmo que permitirão que você tenha acesso ao conhecimento e à alegria luminosa daqueles que não têm medo de nada!

Parabéns

Seu cadastro foi efetuado, obrigado pela confiança. Em breve, você receberá seu horóscopo diário direto na sua caixa de entrada.

Fechar

Erro...

Este email é inválido ou já está cadastrado em nosso sistema.

Fechar

Saiba tudo sobre o planeta Vênus

Saiba tudo sobre o planeta Mercúrio

Os planetas na astrologia mundial

Saiba tudo sobre o planeta Júpiter