Astrologia

O planeta Saturno

Escrito por Andreia

Saturno, o grande mestre!

O que é preciso saber sobre Saturno...

Saturno rege o signo de Capricórnio e nos convida a meditar sobre a noção de tempo. Sob sua tutela, não há chances de acelerar o movimento ou precipitar as coisas... e sim de obedecer às ordens de prudência do planeta austero, que às vezes é dotado de uma reputação sinistra, já que ele nos ensina, principalmente, que não conseguimos nada... sem fazer nada e que, para esperar concretizar nossos sonhos um dia, não podemos nos contentar em esperar e nem mesmo em agir, seja qual for o nosso entusiasmo, mas temos que estruturar nossos planos, fortalecer nossa vontade e ancorar nossas ambições para que, com o tempo, elas acabem se realizando.

Mas se Saturno nos coloca em prova e testa nossa resistência, ele pode, se aceitarmos sua lei, nos colocar no topo e permitir que alcancemos um ideal, seja ele social, intelectual e, às vezes, até mesmo místico! Se Saturno exige rigor e obstinação de nós, ele nos reserva a satisfação imensa de apreciar a realização e de nos aproximar de nossa alma!

Saturno em nosso mapa...

Saturno, deus do tempo dos romanos (Cronos para os gregos) permite usar o fluxo criativo de Uranos e lhe dar forma concreta! Em nosso mapa, seja qual for o lugar que ele ocupa, o planeta nos obrigará a suportar, manter e aprofundar nossos pensamentos e nossos atos! Ele também representa nossa estrutura (fisicamente, nosso esqueleto, nossos dentes...) e, por consequência, seu desgaste gradual ao longo do tempo! Saturno começa os ciclos... e os termina. Ele cava a fundação e arranca a árvore quando ela para de dar frutos. Todas as grandes mudanças associadas aos trânsitos saturnianos são acompanhadas da morte (simbólica ou real) de uma parte da vida, de um ser ou de um comportamento que se tornou obsoleto! Sua presença em um ponto determinado de nosso mapa indica, muitas vezes, um eixo de resistência com o qual o indivíduo deverá se confrontar para progredir nos objetivos que ele se fixou e tentar, com o tempo, desbloquear as energias que claramente entravam sua expansão!

O sentimento de frustração frequentemente associado ao modo de operação de Saturno nos obriga, assim, a confrontar nossas faltas, nossas dúvidas e nossos medos e nos adverte a analisar constantemente os padrões (muitas vezes herdados do passado, de nossa educação ou de um contexto social e cultural) que dificultam nosso progresso! Em nosso mapa, Saturno indica um setor que nos afunda em um sentimento de grande insegurança, uma dimensão de nós mesmos na qual somos, geralmente, muito sensíveis aos critérios e aspirações sociais. Nós buscamos a aprovação do maior número de pessoas e Saturno nos priva deste reconhecimento tão cobiçado. É apenas depois de um longo percurso de cheio de armadilhas e testes que nós, um dia, conseguimos levantar o peso saturniano opressivo e, enfim, apreciar a influência do implacável mestre!

Este planeta à priori frio nos reserva algumas belas surpresas se perseveramos em nossa busca de autenticidade e rigor. Se respeitarmos suas regras, não só poderemos aspirar a funções que nos convêm (Saturno muitas vezes domina o mapa dos grandes políticos e, em geral, das personalidades que, direta ou indiretamente, contribuíram com a construção das leis que regem o mundo),como também poderemos sair de nossas reservas e quebrar nossas conchas para, enfim, nos livrar de nossos complexos e medos e nos aventurar conscientemente na estrada que nos leva a um ideal e, por vezes, à transcendência! Saturno inspira os pensadores, os historiadores, os filósofos, mas também os seres em busca de transcendência! Com Saturno, tudo parece difícil no começo, mas, se aceitarmos a provação, realizaremos o impossível!

Saturno hoje...

Saturno deixa, em 17 de dezembro de 2021, o signo de Capricórnio, que ele ocupava desde dezembro de 2017. Se neste signo austero o planeta se movia à vontade, ele nos obrigou a enfrentar os limites do velho mundo, que agora vai ter que se transformar para ter esperança de viver melhor nele! Se, em Capricórnio, Saturno nos encorajou a evoluir fazendo esforços, sacrifícios, aceitando carregar o fardo, em Aquário (signo em que o planeta também evolui em domicílio),a energia e a mensagem são diferentes. Trata-se agora de nos libertar, de procurar a concretização de um ideal exigente, mesmo que isso signifique explodir certas estruturas do passado definitivamente ultrapassadas. Saturno, que continua a seguir o método com um certo rigor, poderia, portanto, permitir-nos durante a sua viagem em Aquário mudar tudo sem destruir tudo. Um caminho a seguir a partir de 2021 para a esperança de transcender velhos modelos que tiveram seus dias e de reconstruir em breve (não necessariamente em 2021) sobre bases melhores, mais altruístas e conscientes da justiça!

Amigos de Aquário, Saturno em seu signo sinaliza o fim de um ciclo de crescimento que está realmente chegando a sua conclusão. Em 7 de março de 2023, cada um de vocês terá que se revezar (decanato após decanato) para se livrar da pele morta que está impedindo seu crescimento e expansão e para abrir outros caminhos. A aventura começa e, com ela, sua porção de turbulência, dúvidas e entusiasmo. Mas, como o bom aquariano que você é, nada deve assustá-lo mais do que ficar atolado em hábitos e rotina. Portanto, mesmo que o percurso esteja repleto de armadilhas (especialmente em 2021),você definitivamente irá em frente e não será desencorajado por nada ou ninguém!

Parabéns

Seu cadastro foi efetuado, obrigado pela confiança. Em breve, você receberá seu horóscopo diário direto na sua caixa de entrada.

Fechar

Erro...

Este email é inválido ou já está cadastrado em nosso sistema.

Fechar

Marte: saiba tudo sobre este planeta

Saiba tudo sobre o planeta Plutão

Descubra as qualidades dos signos

Quem é esse esqueleto no Tarô?