Signos

Educação: Como ser um pai positivo?

Escrito por David

O autoritarismo não é mais um conceito defendido pela educação. E, no entanto, apesar das novas soluções cheias de sucesso, ser pai ou mãe às vezes se apresenta como atividade difícil. Estabelecer novas regras que não envolvam a raiva, a chantagem ou a tensão psicológica é um dos novos fundamentos do conceito de paternidade positiva. Vejamos alguns dos pontos que se mostram de acordo com o seu signo astrológico para facilitar a educação familiar:

Áries

Privilegie o contato com outras pessoas : Um ponto importante para não esquecer: promova a socialização do seu filho para evitar que ele fique em casa sem nenhum outro contato além do seu. Não hesite em levá-lo por aí, em ambientes adaptados para crianças. Uma biblioteca, por exemplo, pode ser um lugar em que ele pode conheça outras crianças ou um parquinho, ou até mesmo uma brinquedoteca, para que também possa compartilhar atividades que o satisfaça.

Touro

Tome consciência do seu valor : Para favorecer a autoestima de seu filho, primeiro tenha você mesmo uma boa autoestima, pois este ponto é essencial, já que seu comportamento sempre falará mais alto que suas palavras. Mostre suas habilidades, bem como suas limitações, para que ele as compreenda e saiba que pode aceitar críticas sem se destruir ou desacreditar de si mesmo. Nesta lógica, ensine-o a não se comparar com os outros nem a competir, e uma vez que a lição esteja aprendida, ele se sentirá muito melhor consigo mesmo.

Gêmeos

Comunicando-se com sucesso : Se você tem instruções a dar ao seu filho, seja bastante expressivo se ele tiver menos de quatro anos de idade, porque nesta faixa etária, ele memoriza apenas duas palavras, em média, em uma frase, diferente de um adulto que memoriza 7. Por isso, não há necessidade de formular frases muito longas. Adapte-se à essa maneira de assimilação dele e sua comunicação será eficaz. Você é uma pessoa que gosta de conversar, mas sabe que a convivência às vezes é melhor do que palavras.

Câncer

Incentive a autonomia : É claro que deixar seu filho de três, quatro anos brincar e se divertir é essencial para o seu desenvolvimento. No entanto, não se esqueça de encorajar a sua autonomia, pedindo-lhe para participar das atividades da casa, para colocar e limpar a mesa ou para lhe ajudar arrumando um armário ou um móvel da casa.

Aos poucos, ele aprenderá a escovar sozinho os dentes, a trocar de roupa, e assim por diante.

Leão

Aposte no afeto : Entregue-se para a criação de seus filhos, tentando fazer mais do que treiná-los para o mundo, o que infelizmente é um reflexo educacional inconsciente. Chantagens ou ameaças só atrapalham o desenvolvimento de uma criança, no entanto, não se trata de ser liberal demais. Opte por soluções novas e respeitosas e institua códigos, regras e diretrizes para administrar a organização familiar e a relação pai-filho. O clima se tornará mais saudável porque será mais bem organizado.

Virgem

Tenha sensibilidade com mentiras : Não repreenda seu filho com menos de quatro anos se ele mentiu para você, porque é normal que ele brinque com realidade e imaginação. Se ele mentir, é sem qualquer intenção ruim, pelo contrário, ele pode afirmar com muita sinceridade coisas inconcebíveis. Seu cérebro é tão produtivo que ele pode lhe contar histórias surreais ou fazer caprichos e fantasias. Cabe a você interpretar informações para entender o que é realmente verdade!

Libra

Conheça outros pais : Se você se sentir sobrecarregado pelo comportamento ou pelas reações de seu filho, procure informações para entender que, embora suas atitudes pareçam estranhas, na verdade, não são. Talvez suas exigências estejam fora de sintonia com a idade dele, e sua maneira de dizer a ele para fazer as coisas não combina com seu nível de compreensão. Prefira reuniões com outros pais para discutir sua maneira de viver a paternidade e a concepção de educação. Você conseguirá ver com mais clareza.

Escorpião

Seja mais flexível : Evite fazer tantas acusações, que muitas vezes se voltam para você mesmo: "Você não me escuta!" ou "Você deixou seu quarto bagunçado". Isso só tenderá a aumentar o nível de tensão geral. Para melhorar a cooperação, substitua o “você” por um "eu" mais libertador: "Estou zangado". Na verdade, isso não terá um impacto negativo na autoestima de seu filho e a qualidade do relacionamento será mais precisa e consistente.

Sagitário

Julgando emoções : Antes de falar, pense bem sobre o que irá dizer. Não que você seja uma criança, mas você pode ser vítima de suas emoções, às vezes transbordantes, e a comunicação entre seus filhos e você será prejudicada. Dê a si mesmo um minuto para relaxar, inspirar e depois expirar ou beba um copo de água. Esta pausa lhe dará a perspectiva perfeita para não degradar sua experiência positiva de paternidade.

Capricórnio

Crie uma relação construtiva : Não deixe, como a grande maioria dos pais, de fazer um balanço de sua história pessoal para pensar a educação de seus filhos. Você tem cicatrizes da infância que estão sempre mais ou menos vivas? Que tipo de educação você recebeu? Que modelo de paternidade você quer aplicar para criar seus filhos? Estas são perguntas que podem levar à iluminação e a clareza para o surgimento de pais mais positivos.

Aquário

Tomando consciência da realidade : Para estabelecer as regras e impedir que seu filho se superestime a ponto de se perder em uma espécie de grande loucura, por vezes, é preciso apontar para o seu filho os desafios que ele tem que encarar ou a natureza árdua de certas situações que ele deverá viver. Não se trata de desvalorizá-lo ou enfatizar suas limitações, mas sim de enfatizar o caminho que ele deve seguir. Ele vai conseguir encontrar o equilíbrio.

Peixes

Dar segurança : Se o seu filho tiver dificuldade em dormir à noite, não hesite em ficar ao seu lado e para ajudá-lo a encontrar o caminho até Morfeu, o deus do sono. Se ele adormecer facilmente graças à sua presença, você será sua figura de apego, o que é um bom sinal, porque você é aquele pelo qual ele se nutrirá com todo o afeto necessário para se sentir seguro. Por outro lado, evite ficar estressado, porque ele pode perceber mais fácil do que você pensa.

Parabéns

Seu cadastro foi efetuado, obrigado pela confiança. Em breve, você receberá seu horóscopo diário direto na sua caixa de entrada.

Fechar

Erro...

Este email é inválido ou já está cadastrado em nosso sistema.

Fechar

Descubra como aceitar as críticas

Aprenda a superar seus complexos

Você já sabe o que o faz feliz?

Você consegue mudar de vida por amor?