Todo ano, em 8 de março, celebra-se o Dia Internacional dos Direitos das Mulheres. É uma oportunidade para fazer um balanço dos avanços, das desigualdades persistentes e do caminho que ainda resta percorrer para que a igualdade se torne realidade. Como cada uma de nós vive essa luta? Com convicção? Com distanciamento? Com engajamento militante ou com um incômodo resignado?

De acordo com o nosso signo astrológico, nossa relação com essa causa assume diferentes nuances: doze maneiras de ser mulher, doze formas de se mobilizar, ou não.
Então, pronta para descobrir qual rosto do feminismo adormece em você?
Áries: combativa, impulsiva
Às armas, cidadã! Não, é brincadeira… ou quase. O Dia dos Direitos das Mulheres é um assunto pessoal para você. A simples ideia de que alguém possa superá-la te irrita, então você parte para a ação, pronta para enfrentar qualquer forma de injustiça. Você adora provar que está à altura, ou até acima. Mas cuidado para não exagerar, sua franqueza pode às vezes virar um ataque direto. Felizmente, você nunca se demora muito em um combate: vence um, e já parte para o próximo desafio.
Touro: calma firme, igualdade salarial
Com você, a causa é defendida com calma, mas firmeza. Nada de grandes discursos nem de gritos nas ruas, o seu estilo é constância e determinação. Você acredita na justiça concreta, no equilíbrio das coisas, especialmente quando se trata de salário e reconhecimento profissional. Por trás do seu ar tranquilo, você sabe bater na mesa na hora certa. E quando diz “não”, é sério. Uma revolução suave, mas temida pela sua eficácia.
Gêmeos: debates, curiosidade, ação
De debates a conferências, você acompanha tudo, lê tudo, ouve tudo. Direitos das mulheres? Assunto dominado. Você cita tanto Simone Veil quanto Madonna, e sabe de cor as frases marcantes das militantes. Curiosa e afiada, adora compreender, trocar ideias e debater, mesmo que isso leve horas. Mas para você, engajamento não rima com rigidez: você sabe rir de tudo, até dos clichês. Militante, sim, mas sempre com leveza e bom humor.
Câncer: doçura do lar, influência discreta
Entre nós, a palavra “feminista” talvez não te emocione muito. Você prefere reinar sobre seu reino doméstico, armada com seu bolo fofinho e seu ensopado que deixaria um chef estrelado com inveja. Mas não se engane: por trás do seu jeito doce e dos aventais floridos, você impõe suas próprias regras, do seu jeito. Você não levanta a voz, usa paciência e persuasão… e no fim, sempre consegue o que quer. A arte de dominar sem parecer.
Leão: ícone glamouroso do feminismo
Quando se fala em direitos das mulheres, você vê isso como um desafio pessoal. A oportunidade perfeita para brilhar, reivindicar um cargo de liderança e mostrar que tem total legitimidade para estar no topo. Mas jamais à custa da feminilidade, pelo contrário, você a exibe com orgulho. Cabelos impecáveis, salto alto e olhar confiante: seu poder está tanto nas ideias quanto no estilo. Inteligência e glamour, você domina os dois.
Virgem: dados, quotas, eficiência
Se alguém precisa de estatísticas sobre a situação das mulheres no mundo, é com você que deve falar. Você já reuniu estudos, números e comparações sem fim, o suficiente para sustentar seu apoio às cotas e às políticas de igualdade. Rigorosa e precisa, demonstra que sem ações concretas, nada muda. E apesar da sua modéstia natural, você sabe se defender com elegância e firmeza diante de abusos para afirmar suas convicções.
Libra: equidade sim, extremos não
Todo 8 de março te faz refletir sobre a desigualdade entre homens e mulheres, e isso mexe com seu senso de justiça. Ao mesmo tempo, surge uma preocupação: será que suas amigas e irmãs militantes vão recorrer a discursos radicais ou abandonar o batom em nome da causa? Diplomata nata, você prefere ponderar prós e contras antes de se engajar, sempre com uma pitada de humor e muito estilo.
Escorpião: estrategista implacável, lúcida
Sem pânico: o fato de os homens ainda dominarem salários e cargos de poder não justifica exageros, nem contra colegas, nem contra o cachorro do escritório. Você sabe que, para fazer a causa avançar, é melhor usar estratégia do que impulsividade. Determinada e perspicaz, você observa, analisa… e ataca no ponto certo. Sua força? Transformar frustração em plano de ação eficiente.
Sagitário: referências míticas, justiça global
Como você, suas referências feministas são variadas e internacionais: Diana, a caçadora; as amazonas; Frida Kahlo, um verdadeiro caldeirão inspirador! Você sabe se posicionar para defender os direitos das mulheres com energia e convicção, sempre pronta a usar todos os meios para fazer a causa avançar. Seu forte senso de justiça te torna atenta à situação das mulheres em todo o mundo, especialmente das menos favorecidas. Você pensa grande, e age com convicção.
Capricórnio: a trabalho igual, salário igual
Para você, igualdade começa no concreto: a trabalho igual, salário igual. Dedicada, vê seu cargo como o primeiro bastião a conquistar. E quando agarra um objetivo, não solta, sua perseverança fala por si. Paciência e rigor são suas armas, e sua chefia logo percebe isso. Você sabe defender seus direitos, e os das outras mulheres, sem jamais perder de vista a eficiência.
Aquário: pioneira inclusiva, progresso para todos
Entre todos os signos, você é a pioneira, não precisa que a ONU te lembre do 8 de março. Determinada e criativa, você sabe reunir homens à causa, convencida de que o verdadeiro progresso beneficia a todos. Para você, igualdade não é conceito teórico: é meta concreta. E você não hesita em abrir caminho para que todos possam segui-lo.
Peixes: empatia a canalizar, ação coletiva
Você sabe que sua situação não é das piores, e isso é bom. Mas sua empatia natural te torna profundamente sensível à dor das mulheres que sofrem, privadas de direitos e oportunidades. Propensa a se emocionar e suspirar diante das injustiças, você poderia encontrar seu lugar em ações coletivas, vibrando junto a outras e transformando sua compaixão em gestos concretos.






