Saturno em Áries freia um pouco o impulso vital, pois favorece a Autoridade e, portanto, a obediência. Esse aspecto é mais favorável a decisões individuais, até mesmo egocêntricas, do que a um verdadeiro humanismo. A independência, no entanto, ganha nuances de rigor, lógica e realismo. Netuno se aventura em Áries, como no final do século XIX, nos anos 1860. Isso é indício de grande inventividade, de um senso prático tingido de imaginação, de progressos inéditos nas áreas da Arte e do desenvolvimento pessoal, mais alinhados a interesses humanistas.

A conjunção entre esses dois planetas de energias tão diferentes pode trazer melhorias importantes para o bem-estar de todos. A consciência coletiva se orienta para um novo mundo mais tolerante e socialmente mais justo. A sabedoria, combinada com certa autoridade, permite agir com lucidez e incentiva a dissipar tensões por meio da arte ou da criação de estruturas úteis. Esse trânsito influenciará nossas sociedades de fevereiro até o fim da primavera.
O fato de essa conjunção excepcional ocorrer a 0° de Áries, ou seja, no extremo início do zodíaco, é carregado de significado. Trata-se de um ciclo totalmente novo, que questiona nosso comportamento individual e coletivo. Em Áries, essa conjunção induz uma forte necessidade de renovação e movimento, perturbada por uma sensação de nebulosidade, confusão ou ilusão.
O desejo de agir e o esgotamento podem se alternar durante esse período muito particular. Os sistemas ideológicos atuais já não correspondem às aspirações das populações. Porém, essa desconfiança, e até rebelião, contra as formas atuais de autoridade também é fonte de dúvidas, incertezas e fantasias. A última conjunção entre Saturno e Netuno ocorreu em 1989, ano marcado pela queda do Muro de Berlim. Isso ilustra bem um período em que estruturas aparentemente imutáveis se fissuram, às vezes na confusão, mas também com a esperança de um mundo diferente.
Em 2026, essa configuração evidencia os limites de sistemas baseados apenas no desempenho, no controle ou na crença em um crescimento infinito. Ela abre uma transição em que a ação não pode mais ser dissociada do sentido.
A tensão provocada por essa conjunção é útil. Saturno impõe estrutura e paciência, enquanto Netuno traz inspiração, sensibilidade e intuição. Nutridos por essas duas influências, podemos transformar um ideal em um projeto concreto que mereça engajamento.
As conjunções passadas
1989: Saturno e Netuno em conjunção em Capricórnio
É o colapso dos regimes comunistas no Leste Europeu. Reformas e reestruturações políticas em larga escala marcam o fim da Guerra Fria e a queda do Muro de Berlim.
1952-1953: Saturno e Netuno em conjunção várias vezes em Libra
Joseph Stalin morre em 5 de março de 1953; Khruschov torna-se o primeiro-secretário da União Soviética e inicia uma política de desestalinização.
1917: Saturno e Netuno em conjunção em Leão
A Revolução Russa abala a ordem mundial; a Rússia imperial é substituída por uma nova ordem, resultado do poder de dissolução de Netuno aplicado às novas estruturas de Saturno.
1882: Saturno e Netuno em conjunção em Touro
Na França, é promulgada a lei da obrigatoriedade escolar e da laicidade. A moral cívica substitui a religião nas escolas públicas.
1846: Saturno e Netuno em conjunção em Aquário
Essa conjunção em Aquário coincide com a descoberta de Netuno por Johann Gottfried Galle, com base nos cálculos de Urbain Le Verrier.






