O ciclo da Lua dura cerca de 29 dias. A partir da Lua Nova, vemos, durante 14 dias, a Lua crescer até a Lua Cheia. Em seguida, ela diminui até a próxima Lua Nova. Durante a Lua Nova, o astro da noite é invisível, escondido na sombra da Terra. Ela não pode ser observada, pois está totalmente escura. A Lua Nova marca um novo começo, um momento da vida em que iniciamos algo, colocamos em prática um projeto ou até mesmo concebemos um filho, muitas vezes de forma inconsciente. É o momento do mês em que temos mais chances de alcançar nossos objetivos. A Lua Nova está relacionada às relações, trazendo grande vitalidade, impulsividade e sensibilidade. As pessoas nascidas durante uma Lua Nova possuem uma energia considerável, um ímpeto vibrante, mas essa conjunção dos luminares pode gerar confusão e subjetividade, devido a uma sensibilidade exacerbada.

Em 20 de novembro, é a lua nova em Escorpião
Ritual da Lua Nova: No momento da lua nova, ocorre uma energia de renovação. Sente-se em um lugar tranquilo e relaxe: escolha uma intenção clara, comece seu pedido com agradecimento e escreva seu desejo como se já tivesse se tornado realidade. Descubra nosso artigo para o Cheque da Abundância
A lua nova em Escorpião pode nos deixar irritáveis e desconfiados. Devemos deixar de lado certos assuntos controversos e lembrar que o orgulho pode causar danos e levar a perdas; mantenhamos nossa calma e serenidade.
Esta lua nova em Escorpião está intimamente ligada ao Sol, obviamente, mas também a Mercúrio retrógrado, tudo nos últimos graus de Escorpião. De fato, Mercúrio, que estava avançando para Sagitário no início, nos últimos dias retrocedeu para Escorpião, formando assim um trio bastante bem aspectado.
As emoções e a razão se unem para dar grande acuidade ao nosso raciocínio e reações mais apropriadas às situações encontradas.
Um cometa (um grande trígono e três sextis) anima este céu magnífico, envolvendo nada menos que 7 planetas nesta configuração extremamente promissora. Intuição, criatividade, profundidade de pensamento, inspiração, espiritualidade, perspectiva ampla, tolerância, estes são apenas alguns dos benefícios (e a lista não está completa) que podemos e devemos desfrutar neste momento.
Vênus está um pouco isolado, então nossa vida emocional não é influenciada significativamente, nos deixando total liberdade para gerenciar nossas histórias de amor. Neste signo possessivo, ciumento e desconfiado, os sentimentos são profundos, intensos e exclusivos. O amor se torna uma batalha na qual adoramos vencer ou perder, contanto que o confronto seja intenso e gere emoções fortes ou novas sensações.
Marte também se encontra bastante sozinho em Sagitário, não recebendo aspectos de lugar algum. Felizmente, neste signo dinâmico e competitivo, nossas energias estão confortáveis em nos levar a grandes empreendimentos, grandes viagens ou excelentes parcerias com terras distantes. Estamos em busca de um projeto, aventuras, movimentos, com uma profunda necessidade de nos expressarmos tomando iniciativas, pelo simples prazer de agir, nos sentir vivos e participar ativamente da vida ao nosso redor.
Urano também se destaca (é da sua natureza) e lança suas surpresas, incidentes, rebeliões, boas e más surpresas para o trio Sol, Lua, Mercúrio. Então, esperemos algumas mudanças abruptas em nossa vida cotidiana e lembremos que essas divergências, sejam elas suportadas ou escolhidas, são amplamente compensadas pela benevolência de um céu brilhante.
Em 21 de outubro, a lua nova está em Libra
Esta lua nova é perfeita para concluir assuntos que requerem diplomacia e um espírito empreendedor. Esta configuração é marcada por novas conquistas merecidas. Mas cuidado! Qualquer excesso é prejudicial e pode anular todos os benefícios deste ciclo lunar. Desde a última lua nova, Marte e Mercúrio entraram em Escorpião, o sol e Vênus mudaram para Libra e Plutão retomou seu curso direto.
O duo lua-sol agora está sendo desafiado por Júpiter e Plutão. Tudo assume uma importância exagerada, as emoções transbordam e alguns de nós podem ficar um pouco exigentes ou orgulhosos demais. Devemos fazer compromissos, nos adaptar melhor aos outros para passar este dia o mais calmamente possível.
Mercúrio pode nos ajudar significativamente a manter um senso de moderação, pois recebe belos trígonos de Júpiter, Saturno e Netuno. Suficiente para abrir a mente e acalmar os humores às vezes explosivos. Júpiter nos torna mais inclinados a nos abrir para os outros, para novas ideias, para planos ambiciosos. Saturno estrutura nossas mentes, nos permite permanecer realistas e controlar nossos humores. Finalmente, Netuno nos mantém na benevolência. Tudo isso deveria contrabalançar em grande parte os efeitos negativos e nos permitir crescer em sabedoria e maturidade. Vênus oposto a Netuno pode nos levar a amores ou finanças nebulosas, mas Plutão nos ajuda a aprofundar nesse assunto para não sermos enganados.
21 de setembro: Segunda Lua Nova em Virgem
Esta é a segunda vez neste ano que a Lua se alinha com o Sol em Virgem. Esta repetição enfatiza a necessidade de restaurar a ordem em nossas vidas, usando nossa inteligência para filtrar e deixar ir o que não nos serve mais. É uma revisão abrangente após um período de reflexão sobre o significado de nossa existência.
Saturno e Netuno são muito proeminentes durante este período, opondo-se ao trio do Sol, Lua e Mercúrio. As adaptações podem ser desafiadoras se nos apegarmos a medos passados e resistirmos à mudança interna. Devemos assumir nossas responsabilidades e desenvolver disciplina, escolhendo a rigorosidade em vez de tê-la imposta. A oposição de Netuno ao Sol desafia os relacionamentos, fazendo com que os encontros mudem de natureza e, às vezes, os desestabilizem. A oposição de Saturno à Lua induz frustrações emocionais, problemas familiares e dificuldades para alcançar a realização pessoal. Netuno intensifica o desconforto ao amplificar a sensibilidade, que se torna avassaladora. A mente luta para colocar os estados de espírito e os sentimentos em perspectiva, já que Mercúrio também está nublado por esses planetas. Tarefas que exigem concentração são difíceis, e podemos perder o desejo de nos comunicar. É melhor evitar debates ou negociações por enquanto.
Felizmente, outro trio alivia essa configuração difícil: Júpiter em sextil, e Urano e Plutão em trígono. Todos temos o potencial de florescer se escolhermos mudar o que é necessário e transformar nossas vidas em direção a uma maior autenticidade e alinhamento com nossos valores. Podemos sucumbir a influências negativas ou abraçar o entusiasmo e o desejo de novas experiências. A escolha é nossa.
Marte e Vênus estão agora em harmonia: vamos aproveitar isso, pois significa que as atrações e os sentimentos estão trabalhando juntos. É um ótimo momento para iniciar um relacionamento romântico ou fortalecer um existente. No entanto, não devemos nos apressar, pois Urano pode causar surpresas desagradáveis se nos lançarmos em um relacionamento sem consideração cuidadosa. Vamos tirar um tempo para nos conhecer antes de fazer compromissos.
Por fim, Marte em quadratura com Plutão pode ser prejudicial se nossas ações forem mal conduzidas ou carecerem de estratégia. Erros e perdas são possíveis se resistirmos às transformações necessárias.
23 de agosto: Lua Nova em Virgem
Durante este período, a sensibilidade é obscurecida pela razão. As demonstrações de afeto são contidas, havendo um foco em desempenhar bem em tarefas que exigem atenção aos detalhes, pensamento crítico e concentração. Embora o ambiente seja um tanto cerebral, os resultados são altamente eficazes.
Infelizmente, o duo Sol e Lua em Virgem está em conflito com Urano, que acabou de entrar em Gêmeos. Esse alinhamento pode levar a um aumento do estresse e da tensão nervosa. Comportamentos e reações podem ser incomuns ou imprevisíveis, potencialmente causando problemas familiares devido a reações impulsivas e mudanças de humor difíceis de gerenciar.
Marte apoia Mercúrio, promovendo motivação em um ambiente dinâmico para alcançar o máximo desempenho. No entanto, também é desafiado por uma quadratura com Júpiter, que tende a amplificar tudo. Isso resulta em uma energia frenética em que investimos muito esforço sem necessariamente obter recompensas significativas. Devemos nos organizar bem e canalizar nossa energia para garantir que nossas ações sejam produtivas. Evite estabelecer ambições além de nossas capacidades. Além disso, Marte está em conflito com Saturno e Netuno, aumentando o risco de desperdiçar nossa força de vontade em tensões que nos desviam de nossos objetivos. Estamos propensos a distrações e desajeitamento, tornando este um mau momento para empreendimentos arriscados ou formar novas parcerias. É melhor aderir à rotina, mesmo que isso não seja particularmente emocionante.
Vênus, se aproximando do fim de sua jornada através de Câncer, continua muito romântico, especialmente sob a influência de um trígono de Netuno. No entanto, também é realista porque Saturno garante que as fantasias não obscureçam nossa realidade emocional. Nosso controle emocional melhora, tornando nossos afetos mais pacíficos, estáveis e profundos. A relação entre as finanças e a vida doméstica é excelente. No entanto, Plutão opondo-se a Vênus sugere dificuldades em expressar sentimentos. As paixões são intensas, mas as inibições podem bloquear a comunicação emocional, prejudicando nossa capacidade de prosperar sentimentalmente. Se resistirmos às mudanças necessárias para recuperar a harmonia, nossos relacionamentos não podem progredir sem esforços proativos.
O panorama geral permanece muito positivo, com interações harmoniosas entre os principais planetas. Esta harmonia provavelmente abre caminho para uma sociedade nova, mais calma e justa, focada no bem-estar humano. Podemos esperar poderes mais brandos e uma existência mais gratificante.
24 de julho: Lua Nova em Leão
Esta lua nova aumenta nosso magnetismo e traz uma energia útil para tomar decisões importantes. Tudo relacionado à representação e à performance é favorecido. É um bom momento para se relacionar com pessoas influentes, organizar uma recepção, expor suas criações ou se presentear com uma joia. Quando a Lua se junta ao Sol no primeiro grau de Leão, forma um belo aspecto com Saturno e Netuno, mas se opõe a Plutão. Nossas emoções são vibrantes, mas podem ser controladas e dominadas (se assim desejarmos). Somos incentivados a analisar nosso comportamento para fazer ajustes úteis em nossos relacionamentos. Esse esforço pessoal pode envolver momentos desafiadores, mas no final nos sentiremos mais à vontade com nossos entes queridos.
O ambiente é particularmente amigável, já que Vênus em Gêmeos e Mercúrio retrógrado em Leão formam um sextil, tornando as interações mais agradáveis e tolerantes, mesmo que os sentimentos não sejam necessariamente correspondidos. Marte em Virgem traz atenção aos detalhes. Um aspecto significativo durante este período é a entrada de Urano em Gêmeos. Inovações, descobertas e comunicação se expandirão. Seremos testemunhas de mudanças inesperadas em novas tecnologias, rápidos avanços em inteligência artificial e um frenesi na mídia. A palavra-chave para essa configuração é adaptação. Em aspecto favorável com Saturno, esse período de agitação é gerido, controlado e estruturado. Portanto, podemos esperar, com curiosidade em vez de impaciência, o que a sociedade e os cientistas podem nos oferecer.
Com Saturno e Mercúrio retrógrados, as coisas levam tempo. Não é aconselhável apressar-se, pois isso só pode levar a erros, passos em falso ou conflitos com a autoridade. Este é um momento mais para avaliações do que para novos projetos, para toques finais em vez de começos. Os planetas lentos formam entre si belos aspectos, ligando-se harmoniosamente e apoiando-se mutuamente, o que augura um período mais sereno, equilibrado e enriquecedor para todos. No entanto, Plutão se opõe a esta lua nova e Marte está em quadratura com Vênus. Plutão não tolera superficialidade e nos obriga a examinar nossa evolução com honestidade. As emoções e sentimentos são profundos, provocando uma introspecção séria e a necessidade de reconhecer verdades fundamentais, novas perspectivas e uma mente aberta. É através dos outros que catalisaremos este poder transformador que representa Plutão. É por eles, através deles e com eles que mudaremos nossas vidas. Nossa vontade domina, mas devemos desejá-la e defendê-la.






