Elena, a nossa astróloga, entrega-lhe as suas reflexões e propostas para o Natal e Ano Novo!
Mais tarde, quando estivermos velhos, o ano de 2020 será o ano do Natal e Ano Novo mais bizarros que teremos vivido!
No momento em que escrevo estas linhas, ainda não sabemos o que os nossos governos nos reservam para o Natal e para o Ano Novo. Mas por que esperar? Porque não refletir agora sobre o período de festividades todo-o-terreno? Porque não antecipar eventuais restrições, revelando imaginação, inventividade (a entrada de Júpiter e Saturno em Aquário, na segunda quinzena de dezembro, deverão ajudar-nos consideravelmente).
Sujeita, como toda a gente, a este ambiente pesado e prejudicial, acabei de ter uma iniciativa: falei com os meus filhos e os meus netos, propondo-lhes o início de uma lotaria familiar em que cada um põe o que pode, quando pode, com o objetivo de fazermos uma escapadela, na medida do possível, para um lugar bonito, à beira-mar ou nas montanhas, longe da rotina, dos bens materiais e juntos na nossa ternura acolhedora, três gerações misturadas.
Fiquei com a sensação de ter provocado um furacão: cada um veio com a sua ideia-
- Siiiiiim!
- Ah, legal! Estou nessa!
- Para a zona da praia!
- Não, para o campo, onde se faz vinho e existem belas mansões!
- Sim, mas temos as crianças...
- Num hotel ou numa pousada?
- De carro ou de avião?
- Quando? Tenho de ver se estou livre...
- Para as montanhas: nunca vamos lá e é agradável a qualquer altura...
Temos todo o potencial necessário para reagirmos, para recebermos a fatia de felicidade que merecemos, oferecendo-a aos outros, o que irá aumentar o efeito do bem-estar e da plenitude. Aproxima-me o momento de fazer tréguas, prepare-as cuidadosamente para que este ano catastrófico termine com uma boa memória (de entre as que restam).
Em suma, para o Natal e o Ano Novo
Para os nossos idosos mais afastados: postais, cartas escritas à mão, álbuns de fotos, os desenhos mais bonitos das crianças bem emoldurados.
Para os nossos entes íntimos mais gulosos: biscoitos, compotas, empadas, trufas de chocolate, tudo caseiro, claro!
Para manter a moral sentindo-se atraente para a sua pessoa amada, atraente para ela: joias artesanais, perfumes inéditos, uma roupa bonita. A Internet está cheia de vídeos sobre praticamente tudo, tornou-se fácil transformarmo-nos nalgumas horas num excelente modista, pintor talentoso ou joelheiro inspirado.
Para os pequenos: o grande regresso dos jogos sociais, das histórias à lareira, das sessões memoráveis de cozinha: panquecas, bolachas, biscoitos de Natal, uma caça ao tesouro maluca em casa, jogar à apanhada no jardim...
Para os dotados na escrita, um romance que conte o vosso primeiro encontro, com palavras caras.
Tente lembrar-se dos seus filmes preferidos e organize uma passagem de ano no sofá, a verem os vossos vídeos preferidos, um atrás do outro.
Em família, façam juntos o vosso menu e decidam quem faz o que. Se esta distribuição de tarefas causar problemas, tirem à sorte! Mas todos devem ter um papel, para que todos sejam importantes.
Do mesmo modo, convide o seu pequeno a dar o melhor dele durante o período de festas. Quer se trate da preparação da passagem de ano ou dos presentes, é o momento de expor os seus talentos na cozinha, decoração, bijuteria, como humorista, a cantar ou na música.
Uma noite de regresso ao passado a considerar: músicas! Nada como cantarem juntos as melodias mais famosas para se sentirem unidos, num ambiente de convívio. Também não é difícil encontrar karaokês na Internet: diversão garantida!
Para aqueles que perderam o seu emprego, o seu negócio, as suas economias: não fique a remoer sobre o que perdeu, faça o que for necessário para se conceder uma pausa na última semana do ano. Faça planos! Se aquilo com que sonhou correu mal, sonhe com outra coisa, alimente a sua criatividade, pense noutra profissão, outros mercados, numa nova forma de trabalhar, em métodos por que não insólitos. Reinvente a sua vida socioprofissional, não se afogue em reminiscências. Projete-se no futuro porque é nele que podemos fazer alguma coisa.
E você?
O que é que você propõe? Partilhe a sua fórmula, a sua ideia luminosa, a sua solução alternativa!
Todos juntos, façamos destas festividades momentos particularmente criativos, para, no final, guardar delas uma memória maravilhosa e entrar mais tranquilo, mais otimista e mais forte num novo ano muito promissor, digam o que disserem!
- Previsões astrológicas 2022 para os 12 signos
- Entenda a conjuntura de 2022
- Desafios de 2022 para cada signo do zodíaco
- Vamos revelar o Ano Novo Chinês!
- Horóscopo Exclusivo da Candelária
- 12 conselhos para um inverno tranquilo
- Você sabe que tipo de leitor você é?
- Dicas para passar bem o inverno
- A posição dos astros no céu em 2021
- Ajuste sua alimentação neste inverno!
- Como encontrar sua alma de criança?
- Qual roupa colocar para a festa?
- Ano Novo: uma véspera muito festiva
- Descubra como celebrar as festas!
- Como escolher sua decoração de Natal?
- 5 dicas para preparar bem o Natal!
- Suas qualidades para acertar no cardápio
- Organizar os convidados do Natal!
- Preparar o Natal, este dia mágico!
- Ocupar seus filhos neste inverno!
- É Halloween, escolha sua fantasia!